Desvendando a filosofia dos alquimistas #1

Se vermos o diálogo entre Rose e Ed no capítulo 1 do mangá, podemos notar que a filosofia dos alquimistas é referente a filosofia da Grécia antiga que teve início em torno dos séculos VI e Va.c. Por essa época começou-se a repensar a natureza, o ser humano e as divindades com um olhar crítico. Procurava-se saber a validade dos próprios conhecimentos. Até que ponto a cultura era fruto de fantasias e crenças dos antepassados? O que garantia que as tradições recebidas dos anciões eram verdadeiras? Esta pode, em teoria minha, ser a filosofia dos alquimistas em FMA. Uma filosofia que questiona os fundamentos da cultura. Veremos seus conceitos nessa série de posts:

Mito X Filosofia

A Grécia antiga desenvolveu-se na península Balcânica, rodeada de muitas ilhas. O relevo montanhoso facilitou a formação de grupos humanos isolados e autônomos, como foram de fato as cidades estados (as polis).

O solo pouco fértil foi compensado pale presença de ótimos portos naturais. Assim, os gregos puderam desenvolver a navegação, possibilitando o crescimento comercial e a riqueza das cidades-estados.

O aumento populacional levou à procura de terras férteis e a criação de muitas colônias nas regiões  mediterrâneas. A fiscalização e proteção dessas colônias eram tarefa da frota grega.

Nos séculos VI e Va.c, as polis conheceram o apogeu econômico, político e cultural. Foi exatamente nessa época que surgiu o confronto entre Mito e Filosofia.

Tanto o mito quanto a filosofia são formas que o homem utiliza para explicar o mundo. Em FMA o objetivo dos alquimistas é desvendar os mistérios do mundo em que vivem. Todos os três visam responder aos questionamentos sobre o sentido da vida, surgimento do universo e do homem, assim como justificar as normas que garantem a vida em comunidade. Ao buscar essas explicações, as pessoas tentam estabelecer a estrutura de sua cultura.

Durante um longo período da história grega, a mitologia constituiu a fonte exclusiva de explicação para a existência do homem e de organização do mundo. As interpretações imaginárias criadas por ela foram adquirindo autoridade por serem antigas. As divindades constituiam as personagens que explicavam tanto a natureza humana como os resultados das guerras e os valores culturais.

Em virtude do desenvolvimento e dos contatos culturaiscom outros povos, os gregos cultos sentiram necessidade de encontrar uma linguagem mais universal e rigorosa para justificar o universo e as própias instutições. O mito parecia-lhes, cada vez mais, uma forma de expressão regional, particular, uma cristalização de interesses locais. Resumindo, o mito já não satisfazia as necessidades culturais da época.

Surge, então, a linguagem folisófica, trazendo novos conceitos culturais, baseados na razão, no pensamento, que irão substituir as criações míticas.

Ou seja, tensão estabelecida. De um lado, queriam manter o mito. Do outro, filósofos rejeitavam o mito, democratizando o sistema político. Essa “briga” perpassa a história e continua até hoje ¬¬. Fim da parte 1.

~ por E.L.D em 14 de Abril de 2010.

2 Respostas to “Desvendando a filosofia dos alquimistas #1”

  1. Estou estudando Grécia, é um assunto interessante.
    Quanto a filosofia dos alquimistas de FMA, creio que seja baseada em pensamentos iluministas do século XVIII: sempre em busca de explicações lógicas e racionais para os fatos que nos rodeiam. O Iluminismo até consagrou a Idade Média como Idade das Trevas, pela explicação teológica e mística dos fatos.
    Penso que seja dessa época porque, mesmo nela, ainda haviam os que prefiriam explicações teológicas e místicas. Assim como em FMA. Se bem que o deus cultuado por Rose e o resto da cidade era Leto, se eu não me engano.Aí já seria um elemento grego. u.u
    Esperando pelos próximos posts. =)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: