Fullmetal Alchemist Vs. Fullmetal Alchemist Brohterhood

Esta é uma questão que me perturba desde que soube do Brotherhood então estou trazendo para o blog.

Se você é fã de longa data e está asssistindo o FMA B, eu pergunto: qual dos dois é de fato o melhor?

Fullmetal Alchemist

A série de 2003 recebeu muitos elogios no Brasil . A história é muuuuuito interessante, os personagens são complexos e os eventos da história são pertubadores. A receita perfeita para um anime. Eu conheci a série em meados de 2006, e como tinha 10 anos e não fazia idéia de nem da metade sobre o universo dos animês, eu apenas achava (e ainda acho) a série muito sinistra e adorava ver essas coisas (consequência de uma infância quase inteira assistindo Dragon Ball Z e sua violência gratuita =P). Hoje, vejo o que é um filler e as vezes desanimo um pouquinho em relação a série, pois muita coisa ficou diferente e muita gente viu como isso prejudicou o anime. Mas eu gostei muito do fim escolhido pelo estúdio para os irmãos, pois na época era muito diferente das histórias que eu conhecia. Hoje eu acho este final 1000 vezes melhor do que os terríveis fillers do Naruto classico e do Fairy Tail, se bem que esse ultimo que eu citei está passando por um arco bem foda no animê🙂. Bem continuando:

Fullmetal Alchemist Brotherhood

O  anime mais recente prometeu ser incrivelmente fiel ao mangá e nos fazer esquecer a série de 2003, porém com novidades para que não tenhamos que repassar por tudo que passamos no primeiro anime. Como?

O primeiro episódio deixou bem claro como essa dinâmica iria funcionar. O início de FMA B não é idêntico ao mangá, mas mantém as coisas bem na linha. O problema é que a série antiga começa idêntica ao mangá até determinado ponto (se não me falha a memória até a parte do 5ºLaboratório, o antigo até é razoavelmente fiel). Então como a BONES não poderia fazer tudo igual, mudaram a forma cronológica da história e deixaram o início  incrivelmente ágil, sempre mantendo o clima do mangá. Explicando apenas o necesssário aos que nunca viram a série e sem cansar quem já viu, fazendo a excelente jogada de excluir as minas deYouswell e a batalha no trem.

O segundo episódio começa a seguir com muito mais fidelidade os elementos do mangá. A história faz uma pausa para adiantar algumas partes dos flashback’s dos capítulos 21 à 24 para explicar num único episódio, tudo que se precisava saber sobre a origem de Edward e Alphonse.

Agora vem a parte em que eu realmente amei no Brotherhood: aspectos técnicos. O anime está incrívelmente mais bonito que o antigo, em alta-definição, com jogos de cameras melhores, personagens mais idênticos ao mangá, especialmente em relação as expressões. Certas expressões não haviam em tanta quantidade no anime antigo e neste estão bem mais fiéis ao material original. Sem falar das aberturas e encerramentos, se você não gostar da música, as imagens vão compensar cada exibição. Estéticamente falando, os episódios estarão perfeitos nas televisões Wide, LCD e Full HD quando chegarem no Brasil e em Portugal.

Mas para tirsteza de muitas nações, no início de novembro do ano passado a notícia veio, e como veio T-T:

Fullmetal Alchemist está decidido para continuar passando na televisão japonesa até junho de 2010. Como ele havia começando em abril de 2009, o programa terá duração de 1 ano e 3 meses, equivalendo em torno de 60-65 episódios. Uma surpresa que não aguardavamos. A notícia foi anunciada no evento Fullmetal Alchemist Festival 09 in Pacifico Yokohama, onde teve-se a oportunidade de realizar algumas perguntas para os produtores da série durante o festival. A transmissão foi 3 meses um pouco acima do esperado, pois os animes anteriores que passaram no mesmo horário de FMA foram de 1 ano

Mas a questão é…

Para você, qual versão da história lhe é mais significativa mágica e realmente melhor. Por todas as carcterísticas das duas, eu não consigo me decidir >.<.

~ por E.L.D em 20 de Março de 2010.

Uma resposta to “Fullmetal Alchemist Vs. Fullmetal Alchemist Brohterhood”

  1. As duas são ótimas mas realmente gostei muito mais do Brotherhood: tem um traço muito bonito e uma história que em minha opinião, ficou mais legal e emocionante. Além das aberturas, que são muito boas( música e imagens).

Deixe uma Resposta

 
