Ganância

Greed Pictures, Images and Photos

Um sentimento humano negativo que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direcionada principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia às pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos.

De fato, pra mim, existe uma outra visão, a ganância realmente boa, por tão pequena que ela seja:

Essa ganância boa pode ser caracterizada pelo desejo de obter algo também, mas não algo para si mesmo, mas um objetivo em prol de outras pessoas a sua volta. Exemplo:

Mesmo se eu dissesse que protegeria esse país, na verdade foi tudo que eu pude fazer para proteger um punhado de pessoas. […] Eu consegui proteger apenas esse monte de soldados, que idiota que eu sou. Estou nervoso com meu egoísmo

[…]

Nesse caso, vou proteger tudo o que posso… Mesmo se forem poucos… vou proteger o que é importante…

Em troca, as pessoas abaixo de mim protegerão aqueles abaixo deles. Para um pequeno humano, pelo menos isso é possível

[…]

Eu vou proteger suas vidas. E vocês vão proteger apenas quem vocês puderem… Mesmo que só um pouco… Protejam aqueles abaixo de vocês. E aqueles abaixo de vocês vão proteger aqueles aqueles abaixo deles.

Não importa o que aconteça, vivam, continuem a sobreviver com garra.

Vivam e mudemos esse país juntos.

Mustang

Esse é o melhor exemplo de ganância boa, por ser um objetivo positivo e motivar outras pessoas a fazer a mesma boa ação… Mas por que eu digo que ela pode ser tão pequena? Porque ela pode ser corrompida e tornar-se uma ganância ruim, ao ponto de se fazer uma boa ação em troca de um mero prêmio ou qualquer outro benefício egoísta, e então voltamos para a definição de ganância do início do post.

Mais um exemplo em FMA pode ser o que está ocorrendo agora no animê, onde várias pessoas lutam para proteger um país inteiro do sacrifício, um ojetivo impossível, mas em prol de milhares de pessoas que estão abaixo deles. Uma ganância que vale a pena, pois de certa forma:

As pessoas só conseguem manter a esperança porque seus olhos são imcapazes de enxergar a morte

Tite Kubo

Bem, essa é minha opinião

~ por E.L.D em 15 de Março de 2010.

Uma resposta to “Ganância”

  1. O anime está numa parte muito emocionante. *.*
    Foi muito legal a parte que o Greed conversou com o Ed sobre o que é a verdadeira ganância. A linha entre a “ganância boa e a má” como diz E.L.D, é quase invisível.

Deixe uma Resposta

 
