Alquimia – Uma reflexão

Depois de ter dado uma base técnica sobre alquimia em  Alquimia em FMA – Teórica e prática, trago uma idéia reflexiva, baseada na estadia de Edward e Alphonse na Ilha Jack (vide volume 6 do manga):

Dois irmãos conversam sobre o que aconteceria caso morressem numa ilha deserta.

Eles viram que algumas pessoas ficariam tristes…

MAS só as pessoas próximas a eles. A morte deles não afetaria EM NADA o resto do mundo. As pessoas continuariam vivendo como se nada tivesse acontecido. Eles são pequenos e insignificantes.

Se a misera existência deles acabasse, eles iriam deixar seus corpos para trás. Água, carbono, amônia, cálcio, fósforo, nitrogênio, enxofre, flúor, magnésio, ferro, manganês, alumínio, silício e outros componentes. Com o passar do tempo, ele será corroído pelas bactérias e se tornará nutriente para as plantas, essas plantas servirão de alimento para animais herbíboros, os carnívoros irão comer esses herbívoros, enfim, nosso corpo irá circular por lugares que nem conhecemos.

Um fluxo de vida… grande demais pra ser visto a olho nú. Embora os irmãos não saibam se esse fluxo está se referindo ao mundo ou ao universo, eles são dois pequenos pedaços desse fluxo de vida. São parte dele.

O universo é um todo, formado pela união de todas as partes. Todos nós vivemos sob um universo incontestável de leis que se aplicam a todo o universo. Eles desconstroem e constroem objetos segundo essa leis. É isso que eles chamam de Alquimia

Terminamos aqui, mas antes de terminar, deixo uma mensagem: se trocarmos o termo “alquimia” no final por “ciclo da vida”, esse texto pode aplicar-se perfeitamente ao nosso modo de vida. Pensem nisso, se quiserem.

~ por E.L.D em 4 de Dezembro de 2009.

6 Respostas to “Alquimia – Uma reflexão”

  1. Uau… Sou mesmo insignificante.😛

  2. Parabéns pelo post!
    Nem sei o que dizer, mais bem explicado eu não consigo!

  3. Uou, muito bom. Ótima reflexão.

  4. Obrigada. Q bom q demorei o suficiente pra desenvolver essa idéia

  5. Acho que somos pequenos em tamanho ao Universo, realmente. Mas acho que insignificantes, só se quisermos. Uma pessoa pode, de acordo com suas ações e feitos, transformar o ambiente ao seu redor para melhor. Se cada pessoa do mundo fizer isso, aí virá a grande transformação que o mundo precisa passar.
    Quanto ao corpo ser deixado de lado depois da morte, acredito(isso é apenas uma concepção minha, algo que creio) que o corpo é apenas um envoltório carnal, uma espécie de couraça para o espírito, que precisa estar encarnado, possa melhorar.
    Bom, essa é minha reflexão baseada na da E.L.D..

  6. Realmente Full Metal passa muitas coisas que nos fazem pensar, o post está ótimo, nunca comentei aqui mesmo gostando muito de FMA tanto manga quanto anime (as 2 versões), justamente pq ainda não terminei de ler o Manga, assim q conseguir chegar ao mais atual do japão provavelmente vou pegar um pouco do meu tempo para dar um lida nos posts mais antigos e provavelmente fazer mais alguns comentários, valeu por sempre comentarem no sopradores e boa sorte com esse Blog.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: