O que é a alquimia?

O meu primeiro post será destinado a especificar o que é a alquimia, pois, como em Dragon Ball existe o KI e em Naruto existem os jutsos e o chakra, em FullMetal Alchemist temos a alquimia.

ATENÇÃO: A alquimia que aqui irei dar-vos a conhecer tem algumas diferenças da alquimia do mundo FMA. Essa alquimia será apresentada num post que farei em breve.

Resumidamente, a alquimia é considerada a mãe da química, pois os alquimistas tentavam compreender a composição dos materiais. Faziam isto para tentarem transmutar metais inferiores em ouro ou prata. Essa era uma das metas dos alquimistas. Outro dos objectivos era obter a Pedra Filosofal, que lhes daria a Medicina Universal, um remédio para todas as doenças, o Elixir de Longa Vida, que daria a possibilidade de prolongar a vida indefinidamente, entre outros poderes. E finalmente os alquimistas tentavam criar vida artificialmente (os homúnculos).

Os alboratórios alquímicos, muitas vezes, eram desorganizados

Laboratório alquímico

A palavra “alquimia” resulta do termo egípcio Kême, «terra negra», através do termo árabe al-kimiya, ou do termo grego chyma, que significa «derreter».

Não se sabe se, alguma vez algum alquimista conseguiu transmutar algum metal em ouro nem se encontrou a Pedra Filosofal e muito menos sabemos se algum conseguiu criar um homúnculo. Porém existem alguns mitos que afirmam que a Pedra Filosofal foi criada/encontrada e algumas teorias de como criar vida artificialmente:

Ao longo da história a criação da pedra filosofal foi atribuída a várias personalidades, porém, a lenda mais famosa refere-se a Nicolas Flamel, um alquimista real que viveu no século XIV. Segundo o mito, Flamel encontrou um antigo livro que continha textos intercalados com desenhos enigmáticos, porém, mesmo após muito estudá-lo, Flamel não conseguiria entender do que se tratava. Segundo a lenda, ele teria encontrado um sábio judeu numa estrada em Santiago, em Espanha, que fez a tradução do livro. Este tratava-se de cabala e alquimia, possuindo a fórmula para a Pedra Filosofal. Por meio deste livro, Flamel conseguiu fabricar a pedra: segundo a lenda, esta seria a razão da sua riqueza, que inclusive fez várias obras de caridade, adornando-as com símbolos alquímicos. Ao falecer, a casa de Flamel foi saqueada por caçadores de tesouros ávidos por encontrar a pedra filosofal. A lenda conta que, na realidade, ambos, Flamel e sua esposa, não morreram, e que nas suas campas foram encontradas apenas as suas roupas no lugar dos seus corpos.

Excerto retirado da Wikipédia, adaptado

alquimista usando uma retorta

Alquimista usando uma retorta

O conceito de homúnculo parece ter sido usado pela primeira vez pelo alquimista Paracelsus para designar uma criatura que tinha cerca de 12 polegadas de altura e que, segundo ele, poderia ser criada por meio de sémen humano posto numa retorta hermeticamente fechada e aquecida em esterco de cavalo durante 40 dias. Então, segundo ele, formar-se-ia um embrião. Outro alquimista famoso que tentou criar homúnculus foi Johanned Konrad Dippel, que utilizava técnicas bizarras como fecundar ovos de galinha com sêmen humano e tapar o orifício com sangue de menstruação.

Excerto retirado da Wikipédia, adaptado

~ por lumipatelric em 13 de Setembro de 2009.

6 Respostas to “O que é a alquimia?”

  1. A Química de hoje começou com a Alquimia, interessante. Acho que esses mistérios da Alquimia vão ficar sempre na imaginação popular.
    P.S: esse método de criar homunculus é macabro. u.u
    Parabéns pelo post!

  2. “Macabro”, diz Bielleite. Só d imaginar é nojento!

  3. e obviamente impossível ¬¬ considerando que é preciso do óvulo e do espermat´zóide e que seja feito nas condições adequadas e de indivíduos da mesma espécie ou com o genoma muito parecido.

  4. Não entendo de FullMetal mas…
    Acho muito interessante a alquimia.
    Principalmente na Panaceia, o que vc chamou de Medicina Universal.
    Realmente parace o sonho de cientistas misticos mas, mesmo parecendo utopico, algo assim mudaria o mundo muito mais qu o Elixir da Vida ou transmutar chumbo em ouro.
    A alquimia abriu muitos caminhos, porem é uma pena que ela esteja quase chegando a existinção hoje em dia

  5. gostaria de um site pra ver full metal o mangá online…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: