Patentes do exército #5

Estamos chegando ao fim de mais uma série de posts (Eu sinceramente achava que esta série ia ficar maior):

S

Sargento

Posto ou um grupo de postos, existente na maioria das forças armadas e em algumas forças de segurança. Conforme o país, os postos de sargento estão integradas nas categorias das praças ou constituem uma categoria específica designada Sargentos, Suboficiais, Oficiais Inferiores e Oficiais não Comissionados. Existem várias graduações de sargento, cada uma das quais, correspondendo a diferentes graus de experiência profissional e de responsabilidade.

Suas responsabilidades diferem de exército para exército. Por exemplo, podem ser responsáveis pela chefia de uma fracção, constituída por 9 a 13 militares ou ser responsáveis por ser o adjunto de comando de um pelotão com 30 a 50 militares. Em alguns exércitos, os sargentos têm apenas responsabilidades administrativas e de instrução de soldados, noutros têm responsabilidades de comando em combate.

Na maioria dos exércitos existe uma subcategoria superior de sargentos com responsabilidades ao nível do comando ou do estado-maior de subunidades e unidades de escalão superior ao de companhia. Os sargentos superiores, podem, por vezes, assumir responsabilidades semelhantes às dos oficiais tais como o comando de pelotões

Insígnias e distintivos:

Sargentos Subalternos

Exército Alemão

Exército dos Estados Unidos

Exército dos Países Baixos

Sargentos Superiores

Exército dos Estados Unidos

Os postos da categoria de sargentos incluem os de sargento, propriamente dito e os de furriel – chamado subsargento na Marinha. Esta categoria foi bastante reformulada em 1976, altura em que foram introduzidos novos postos e alteradas as responsabilidades dos existentes (Clique na imagem).

Sargento Ajudante

Designação do sargento mais graduado de um regimento, responsável por auxiliar o oficial ajudante na sua função de chefe dos serviços administrativos e de secretariado. Com a criação dos postos de Sargento mor e Sargento Chefe, em 1976, o Sargento Ajudante passou a ser apenas a 3ª graduação da categoria de sargento, com a função de servir de adjunto de comando de uma companhia.

Sargento Chefe

Introduzido, em 1976, que passou a ser a segunda graduação mais elevada de sargento. Os sargentos-chefes desempenham a função de adjuntos dos comandos de batalhões.

Sargento Mor

Posto ou uma função militar nas forças armadas de vários países do mundo. A designação referia-se, antigamente, a um posto de oficial superior. Atualmente, normalmente, refere-se a um posto da categoria de Suboficial ou Sargento. Até ao início do século XIX, era a designação da primeira patente de oficial superior no Exército Português.

Segundo Sargento

Designação da primeira graduação da carreira de sargento do quadro permanente das Forças Armadas. Aos Segundos Sargentos está, normalmente, atribuído o comando de uma secção de 9 militares ou um comando equivalente.

Segundo Tenente

Na hierarquia militar, é o posto inicial do oficialato, fazendo parte do círculo dos oficiais subalternos no Brasil. Em Portugal este posto só existe na marinha, e é o segundo posto da classe de capitães e oficiais subalternos.

Suboficial

Designação de um grupo de postos ou de um posto específico, nas forças armadas de diversos países. Os suboficiais dividem-se em duas subcategorias: a dos suboficiais superiores e a dos suboficiais subalternos. A categoria de suboficial abrange os várias postos de sargento, furriel e subsargento.

Subtenente

Denominação de uma graduação militar, existente nas forças armadas de diversos países. Conforme o país e o ramo das forças armadas, subtenente pode corresponder a uma patente da categoria de oficial, de sargento ou de praça. No Exército Brasileiro e nas polícias militares, é mais alta graduação dos praças, imediatamente acima dos Sargentos e abaixo dos Oficiais.

Insígnias e distintivos:

Exército do Chile

T

Tenente

Designação de vários postos ou cargos, normalmente associados ao substituto, imediato ou representante de um poder inferior, tido como PM. Hoje em dia, o termo é sobretudo utilizado para designar patentes militares e navais de oficiais subalternos e na PM.

Na maioria dos exércitos e forças aéreas do mundo, utiliza-se a denominação para designar as patentes de oficiais subalternos, inferiores ao capitão. Neste sentido, tenente resultou da simplificação de tenente-capitão ou seja o imediato no comando ao capitão. Na maioria dos países há duas patentes de tenente, sendo, a superior designada normalmente tenente ou primeiro-tenente e a inferior segundo-tenente. Nalguns casos pode existir a patente de subtenente que, muitas vezes, corresponde a um posto da classe de suboficial e não de oficial.

Insígnias e distintivos:

Exército Brasileiro

Exército dos Estados Unidos

Exército Português

Tenente Coronel

Patente militar de oficial superior, situada entre a de coronel e a de major. Existe em quase todos os exércitos e forças aéreas do mundo, bem como em muitas outras forças militares, paramilitares ou de segurança.

Insígnias e distintivos:

Exército Alemão

Exército Brasileiro

Exército dos Estados Unidos

Tenente General

Denominação de uma patente de oficial general nos exércitos e forças aéreas de diversos países. Nos países em que esta designação é utilizada, normalmente, o tenente-general tem uma patente, imediatamente, inferior à de general e superior à de major-general.

Insígnia do Tenente General no Exército Alemão

Para celebrar o final desta série, deixo um presentinho para os leitores/autores: um wallpaper de FMA do site da Animax Brasil

800 x 600

1024 x 768

1280 x 1024

1600 x 1200

About these ads

~ por E.L.D em 1 de Fevereiro de 2010.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: