Patentes do exército #4

M

Major

Denominação de uma patente militar, nas forças armadas e de segurança de vários países. Conforme o país, pode ter significados diferentes. Na maioria, corresponde ao primeiro posto de oficial superior, imediatamente inferior ao de tenente-coronel. No entanto, em outros países, como a França, é a denominação do posto mais graduado de suboficial. Nas forças armadas de diversos países, sobretudo no século XIX, a designação foi utilizada como título de uma função, inicialmente desempenhada por um oficial com a patente de major, mas, depois desempenhada também por oficiais com outras patentes. A função de major referia-se, normalmente, à de adjunto de um comando ou de chefe do estado-maior de uma unidade

Insígnias e distintivos:

Exército Brasileiro

Exército dos Estados Unidos

Major General

Posto de oficial general nos exércitos e forças aéreas de vários países do mundo.Nas marinhas, exércitos ou força aéreas de alguns países, a designação é utilizada como título da função de chefe ou subchefe de estado-maior,

Nos países onde o posto não existe, a patente correspondente é, normalmente, designada general de divisão ou general de brigada.

Até 1950 a designação foi utilizada como título da função de chefe de estado-maior e de comandante operacional na Marinha e no Exército

Imsígnias e distintivos:

Exercito dos Estados Unidos

Marechal

Designação de várias patentes e cargos, tanto no âmbito militar como civil. Na Idade Média, em alguns países, marechal era o título de um alto funcionário militar do Estado, responsável pela disciplina e pela logística dos exércitos em campanha. Hoje em dia, a designação é, sobretudo, usada para identificar a mais alta patente das forças armadas de diversos países.

Tradicionalmente, nos países onde a função ou a patente existe, a insígnia de Marechal é um bastão

Bastões de marechal do Exército Francês

Em muitos países, marechal é o posto de maior patente no exército e na força aérea, sendo superior aos dos restantes postos de oficial general. Geralmente, o posto de marechal é uma dignidade honorífica apenas atribuída aos generais com uma relevante folha de serviços em tempo de guerra.

Alguns países que, por razões políticas, não desejam a existência de uma patente de marechal, criaram a dignidade honorífica de General do Exército com caraterísticas semelhantes.

Insígnias e distintivos (Oficiais Generais)

Exército Brasileiro

Insígnias e distintivos (Suboficiais e Sargentos)

Exército Italiano

Marechal do Exército

Como patente militar o posto foi criado em 1762, para ser atribuído a oficiais generais que exercessem a função de governador das armas de uma província. O posto acabou por se tornar uma dignidade honorífica reservada a generais com folhas de serviços muito relevantes, especialmente em situação de combate.

Marechal de Campo

Designação de uma patente que pode ter significados diferentes, conforme o país.

No exército Francês do antigo regime a patente normal dos comandantes de brigada era designada marechal de campo. Em 1793, a patente foi substituida pela de general de brigada.

No Exército Português o posto de marechal de campo foi criado em 1762, substituindo o de Sargento Mor de Batalha. Depois da independência, a designação foi também utilizada no Brasil. O posto situava-se, hierarquicamente, entre o de Brigadeiro e o de Tenente General.

Em Portugal, a patente foi substituída em 1862 pela de Major General que, em 1864, passou a denominar-se General de Brigada. Corresponde à patente, atual, de Major General.

No Brasil a patente de marechal de campo foi substituída pela de General de Brigada, sendo que, atualmente, o posto de marechal é reservado para tempos de guerra aos oficiais-generais comandantes de corpos de exército.

O

Oberschütze

Patente do exercito Alemão que foi usado inicialmente no exercito da Baviera no final do secúlo 19. Foi inserido no Reichswehr em 1920.

Criada para dar reconhecimento para os soldados comuns que demostrace abilidades em batalha mas ainda não fossem merecedores de promoção para a patente de Gefreiter.

Insígnia do Colar

Insígnia da Ombreira

Fim da 4º parte

About these ads

~ por E.L.D em 28 de Janeiro de 2010.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: